Lacs Robert – Part I

with 2 Comments

Os Lacs Robert (lagos Robert), são três lagos franceses alpinos situados a sul do maciço Belledone, junto à estação de desportos de Inverno de Chamrousse.
O lago a oeste é o maior e possui uma superfície de 8.5 ha, o lago a norte possui uma superfície de 1.5 ha e o lago a sul possui uma superfície de 1 ha.
Estes lagos estão a 1.998 metros de altitude o que faz com que no Inverno estejam completamente gelados e cobertos de neve.

Para lá chegar partimos do parque de estacionamento de la Gaffe em Saint-Martin-d’Uriage que se situa a 1.100 metros de altitude.
São cerca de 900 metros de desnível por um caminho muito íngreme e de difícil subida.
Com uma pequena paragem pelo meio para comer, demorámos 4 horas até lá chegar.

The Lacs Robert (Robert lakes), are three French Alpine lakes located in the south of Belledone massif, near the winter sports station of Chamrousse.
The west lake is the largest and has a surface of 8.5 ha, the north lake has 1.5 ha of surface and the south lake has a surface area of 1 ha.
These lakes are 1.998 meters above sea level so in winter are completely frozen and covered with snow.

To arrive there, we start from the parking de la Gaffe in Saint-Martin-d'Uriage which is located at 1,100 meters altitude.
It was about 900 meters of vertical climb through a very steep and difficult path.
With a short stop in the middle to eat, we needed 4 hours to arrive.

Durante a subida vimos muitos cães que acompanhavam os donos. E apesar de ser um percurso longo e difícil, os cães andavam felizes da vida.
Durante muito tempo não se encontrava um pingo de agua em lado nenhum, mas la andavam eles de língua de fora todos contentes.
Quando aparecia uma cascata ou algum curso de agua, era vê-los a correr de um lado para o outro dentro de água, ou então de molho, como o cão da imagem.

During the climb we saw many dogs that accompanied their owners. And despite being long and hard, the dogs walked happy.
During a long time there's no water anywhere, but they walked without problems.
But when there's a waterfall or any water course, it was very funny to see them running everywhere or inside water like the dog in the image.

A subida.

The climb.

Pelo caminho encontramos varias cascatas. Esta era a maior de todas.

Along the way we found several waterfalls. This was the greatest of all.

E la ao fundo, a muitos km's de distancia, Grenoble!

And there, many miles away, Grenoble!

 

2 Responses

  1. Rui Leitão
    | Reply

    Magnífica reportagem. Parabéns

  2. Ruibleitao@gmail.com
    | Reply

    Magnífica reportagem. Parabéns

Leave a Reply